Jornada dos 40 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste


Inscrições > Minicursos

Cursos de 6 horas

Período de realização:
09 de maio – 18h às 20h
10 de maio – 08h às 10h
11 de maio – 08h às 10h



Tradições Discursivas e suas dimensões analíticas
Ministrante:
Profª. Drª. Valéria Severina Gomes (UFRPE)
Estudo da historicidade da língua e do texto com base no Modelo de Tradição Discursiva, por meio da reflexão sobre aspectos teóricos, metodológicas, analíticos e aplicados dessa perspectiva sócio-histórica de estudo da língua(gem).

O trabalho com capacidades e competências argumentativas na Educação Básica
Ministrante:
Profª. Drª. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)
Este trabalho discute uma proposta de definição dos conceitos de capacidade e competência argumentativa, para que seja viável pensar em como organizar práticas pedagógicas que possam desafiar o sujeito escolar a participar de diferentes situações comunicativas.

Complexidade, Cognição e Desenvolvimento Linguístico
Ministrante:
Prof. Dr. Felipe Flores Kupske (UFBA)
Este minicurso busca apresentar a línguaà luz do paradigma da Complexidade, destacando os efeitos da experiência e os processos cognitivosque levam aodesenvolvimentoou ao atrito (perda não patológica) de estruturas linguísticas.

Matriz gesto/fala na aquisição da linguagem
Ministrante:
Profª. Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)
O Minicurso pretende apresentar o paradigma da matriz gesto/fala como importante perspectiva para compreensão da linguagem em aquisição.

Questões de Gênero e Linguagem: Teorias e Práticas Inclusivas
Ministrante:
Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho (UFBA)
Panorama de questões fundamentais acerca do tema em termos teóricos e práticos, discutindo funções de gênero e língua como representações de identidade e constituição sociocultural do falante e os reflexos disso em suas práticas sociais.

Documentos escritos e indícios de mudança linguística no Brasil Colônia
Ministrante:
Profª. Drª. Célia Marques Telles (UFBA)
Análise de como são percebidas nos documentos escritos no Brasil Colônia indícios das mudanças linguísticas em processo, em especial das mudanças fonéticas; algumas mudanças lexicais são também percebidas.

Introdução ao GoldVarb X
Ministrante:
Prof. Dr. André Pedro da Silva (UFRPE)
O presente minicurso visa oferecer uma introdução ao programa GoldVarb X. E, para tanto, serão apresentadas bases teóricas, conceitos e os pacotes que formam este programa; bem como exercícios práticos durante o curso.

Fonética Acústica: Uma Introdução
Ministrante:
Prof. Dr. Miguel Oliveira Jr (UFAL)
O objetivo deste minicurso é apresentar conceitos fundamentais da Fonética Acústica através de ilustrações e práticas de análise. Será obrigatório que o participante leve o seu computador pessoal com o aplicativo Praat instalado.

Questões metodológicas nas pesquisas em Linguística de Texto e Multimodalidade
Ministrante:
Profª. Drª. Thaís Ludmila da Silva Ranieri (UFRPE)
O presente minicurso tem por proposta apresentar reflexões em torno das questões metodológica voltadas para as pesquisas em Linguística de Texto e Multimodalidade. Para isso, discutiremos o conceito de texto dentro da Linguística de Texto (CAVALCANTE, CUSTÓDIO FILHO, 2010). Traremos também uma discussão em torno dos pressupostos dos estudos multimodais (NORRIS, 2001, FLEWITT et all, 2001). Posta essas questões, apresentaremos caminhos que conduzam para a coleta e para a seleção de dados, tendo em vista a articulação das semioses diversas nas interações. Buscaremos, entre outros aspectos, discutir questões em torno da transcrição de dados em interações orais, dados de língua em ambientes virtuais, seleção de textos para a análise, a partir de uma perspectiva multimodal de estudos textuais.

Usos da Fábula na Literatura Árabe Antiga
Ministrante:
Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche (USP)
Trata-se de discutir o surgimento e desenvolvimento do conceito de fábula e de narrativa ficcional na cultura árabe pré-islâmica e clássica, indo desde as mais antigas que se coletaram até suas manifestações nas 1001 Noites.

Letras luso-brasileiras: séculos XVI a XVIII
Ministrante:
Prof. Dr. Marcelo Lachat (UNIFESP)
Neste minicurso, propõe-se a discussão das letras dos séculos XVI a XVIII em Portugal e na América Portuguesa. Serão apresentadas e analisadas importantes fontes retóricas e poéticas quinhentistas, seiscentistas e setecentistas, a fim de evidenciar possíveis sentidos e funções dessas letras no Antigo Regime português.

Cursos de 15 horas

Período de realização:
08 de maio – 08h às 18h
09 de maio – 18h às 20h
10 de maio – 08h às 10h
11 de maio – 08h às 10h



Sociolinguística: Variação e Interfaces
Ministrante:
Prof. Dr. Dermeval da Hora Oliveira (UFPB)
Estudo de processos variáveis, considerando os pressupostos labovianos e como tais processos podem ser avaliados em relação ao estilo, à atitude, à acomodação e à percepção (interfaces).

Pesquisas e estudos em texto, significado e discurso
Ministrante:
Prof. Dr. Sirio Possenti (UNICAMP)
o minicurso tratará de conceitos básicos da disciplina (condições de produção, formação discursiva, sentido, memória, interdiscurso, pré-discurso) e apresentará um conjunto de análises também para tematizar a questão dos diversos tipos de corpus.

(Novas) construções nas relações interoracionais
Ministrante:
Profª. Drª. NILZA BARROZO DIAS (UFF)
A modalidade e a impessoalidade nas construções completivas subjetivas. Novas construções gramaticais na rede construcional contrajuntiva. Suporte teórico funcionalista e contribuição da semântica cognitiva.